Lambari – Caracteristicas, alimentação e pescaria
Lambari é o nome popular do peixe mais comum nos córregos, rios, lagoas e represas do país. Eventualmente é conhecido como piaba, no entanto, o nome cientifico é Astyanax bimaculatus, um peixe da família Characidae.
Apesar de o lambari ser amado por todos os pescadores amadores é um peixe considerado como isca na pesca de peixes maiores.
Algumas caracteristicas do lambari
Ao passo que os lambaris atingem um tamanho médio de 10 a 15 centímetros de comprimento, se multiplicam rapidamente fazendo a alegria de diversos peixes predadores.
Este lindo peixinho possui corpo prateado e nadadeiras com cores variadas, de acordo com as espécies, que são muitas. Porém os mais comuns são os tons de amarelo, vermelho e preto.
Um destaque para a alimentação
O lambari é um peixe onívoro e detritívoro, sendo assim alimentam-se de frutos, sementes, insetos terrestres, vegetais aquáticos, escamas, ovócitos e outros peixes.
Podemos dizer que a piaba ou lambari, come de tudo, até os sedimentos, bem como as larvas colocadas por mosquitos e insetos.
Pescaria do lambari
Apesar de ser um peixe considerado pequeno, é considerado um excelente petisco. Sem dúvida esse motivo é o que leva milhares de pessoas a fazerem a pescaria dessa preciosidade.
Além disso, por ser considerada uma excelente isca na pescaria de peixes, como traíra, robalo e outros; amantes da pesca dedicam parte do seu dia a fim de captura-los para serem utilizados como isca.
Iscas mais utilizadas
De acordo com a minha experiência, quando se fala em pesca de lambari, logo vem à mente o famoso macarrãozinho. Entretanto inúmeras iscas são utilizadas.
Só para ilustrar segue algumas iscas utilizadas: Macarrãozinho, sagu, massa de pão, o siriri, também conhecido como “aleluia” ou o cupim na forma alada. Não apenas estas, mas uma variedade enorme de iscas, até as miçangas já são utilizadas como isca artificial para lambari.
Material utilizado na pescaria do lambari
Finalmente agora vamos falar da simplicidade do material utilizado nessa pescaria.
Vara pequena e fina – Geralmente a varinha de bambu é muito recomendada.
Anzol pequeno – Não apenas pequeno, mas o chamado “anzol mosquitinho” é o mais indicado, visto que o lambari é um peixinho com boca pequenina e frágil.
Linha fina – Quanto mais fina a linha melhor, normalmente usa-se a linha 0,20 mm, em alguns casos a 0,25 mm.
Boia – Considerado um peixe rápido, assim é preciso utilizar uma boia pequena, sendo mais sensível ao toque do peixe.
Chumbada – Normalmente não é utilizada a chumbadinha, porém em alguns casos utiliza-se a conhecida como grão de arroz, visto que se parece com um grão de arroz já cozido.
Conclusão
Em resumo a pescaria do lambari é simples e pode ser práticada até por crianças. Em outras palavras qualquer pessoa pesca este delicioso peixe, ou seja, nada de desculpas. Surpreendentemente essa é a pescaria mais barata, porém uma das mais prazerosas.
Veja como até crianças amam esta pescaria, confira as dicas de materiais e isca nessa pescaria:
Leia também:
Some genuinely interesting points you have written. Helped me a lot, just what I was searching for :D. Alicia Cash Boak