Dicas de preservação ambiental para nós pescadores
A preservação ambiental é algo necessário e deve ser praticada por todas as pessoas. De tal forma que não adianta dizer se preocupar com as futuras gerações é preciso agir agora. O planeta tem passado por grandes mudanças. Portanto, constantemente observamos a revolta da natureza se traduzindo em catástrofes geradas pelas grandes mudanças climáticas. Entretanto cada vez mais se tenta criar uma consciência ecológica na população, visando à preservação ambiental.
Sendo assim, nós pescadores que usufruímos dessa natureza tão maravilhosa, precisamos ter uma consciência de preservação do meio ambiente.
Portanto trazemos algumas dicas simples, de tal forma que possamos contribuir com a preservação dos lagos, rios, represas e outros lugares onde pescamos.
Confira algumas dicas de preservação ambiental para nós pescadores
Faça um planejamento da pescaria pensando no meio ambiente
Primeiramente comece a pensar na preservação ambiental a partir do momento em que você decidir sair para uma pescaria. Assim, se cada pescador começar a pensar nos resíduos gerados em cada pescaria, começara uma onda de preservação e consciência ecológica.
Um dos princípios da preservação ambiental é nunca deixar lixos na beira do seu local de pescaria.
Leve sempre uma sacola ou saco de lixo em suas pescarias e se não houver um local especifico para o lixo traga com você. Geralmente nos pesqueiros há lixeiras espalhadas ao redor dos lagos e ainda assim é comum observarmos lixos as margens de lagos e rios. Ainda assim, nunca jogue lixo nas águas e margens, crie essa consciência.
Tenha uma consciência global, não pensando só no seu lixo
De fato parece ruim nos preocuparmos com o lixo deixado por outras pessoas, no entanto, essa pratica beneficiará a nós mesmos. Dessa forma, quando observar aquele saco plástico, garrafas de água, potes de iscas e outros resíduos; recolha e ajude a preservar o meio ambiente.
Não jogue no chão os pedaços de linhas, anzóis, chumbadas, boias e outros
É comum encontrarmos pedaços de linhas, anzóis e até boias jogadas em volta de lagos e rios. Posto que isso pode se tornar um perigo além de prejudicar o meio ambiente, aconselhamos aos amigos pescadores que recolham e joguem as sobras em locais apropriados. Portanto não só os peixes podem ser prejudicados com pedaços de linhas, mas também nós que frequentamos o local.
Pensando em preservação ambiental, evite interferir no ecossistema
Existem pessoas que infelizmente interferem no ecossistema. Com a finalidade de se divertir, matam animais silvestres, arrancam a vegetação de forma a prejudicar o meio ambiente. Nós pescadores somos defensores da natureza e, portanto devemos preserva-la.
A preservação ambiental passa pelo respeite a legislação referente às cotas, tamanhos do pescado e período do defeso
Este item é especialmente relevante, pois muitas pessoas sem o menor cuidado matam filhotes que em alguns casos estão já em extinção. Aqui vai um elogio aos praticantes da pesca esportiva que estão sendo verdadeiros fiscais, visando à preservação dos peixes nos nossos rios.
Leia Também:
What a material of un-ambiguity and preserveness of valuable know-how regarding unpredicted emotions. Wenda Nicholas Medwin