Pesca de dourado é supensa por 5 anos no MS e por 8 anos no Paraná
A pesca de dourado encanta os amantes da pesca amadora. Assim sendo o Dourado é considerado um dos peixes mais cobiçados pelos adeptos da pesca esportiva. Ao passo que o turismo pesqueiro nos rios do Mato Grosso do Sul tem aumentado consideravelmente. Entretanto o rei do rio tem se mostrado cada vez mais escasso na região. Portanto a alegria dos pescadores que vão à busca de fisgar um dourado tem sido frustrada em muitas pescarias.
Motivos da diminuição do peixe na pesca de dourado nos rios
Em primeiro lugar, um dos principais motivos da diminuição da espécie nos rios do MS e Paraná é a pesca predatória.
De fato a captura indiscriminada de exemplares fora de medida caracteriza a falta de consciência de alguns pescadores.
Em segundo lugar, podemos destacar a degradação do meio ambiente, assoreamento dos rios e outros.
Visto que muitos pescadores, que só podem ser amadores, ao se divertirem esquecem que a preservação é fundamental.
Portanto é especialmente relevante a preservação para que a pesca de dourado seja feita também pelas gerações futuras.
Ainda assim há a necessidade de uma concientização massiva, da classe de pescadores, visando esta preservação.
Assembléia legislativa do MS suspende a pesca de dourado por 5 anos
Medida importante para a preservação do rei do rio o dourado
Finalmente, assim como no estado do Paraná, medidas importantes estão sendo tomadas pela Assembleia Legislativa e pelo governador Reinaldo Azambuja. No dia 11 de Janeiro de 2019, o governador sancionou a lei de número 5321 de 10 de janeiro, de autoria do deputado estadual Beto Pereira.
Confira a publicação no Diário Oficial Clique Aqui
Entenda melhor a lei
A lei em questão proíbe a captura, o embarque, o transporte, a comercialização, o processamento e a industrialização da espécie Salminus brisiliensis ou Salminus maxillosus – o Dourado.
Esta lei é especialmente relevante para a preservação da espécie, pois a pesca de dourado estará proibida por cinco anos. Entretanto a lei permite a pesca esportiva, pesque-solte, para consumo dos pescadores profissionais e também os peixes criados em cativeiro, conforme regulamenta o seu artigo primeiro.
Art. 1º Fica vedado pelo prazo de cinco anos, a contar da publicação desta Lei, a captura, o embarque, o transporte, a comercialização, o processamento e a industrialização da espécie Salminus brasiliensis ou Salminus maxillosus – “Dourado”, no Estado de Mato Grosso do Sul, ressalvadas a modalidade “pesque e solte”, o consumo dos pescadores profissionais e os exemplares criados em cativeiro.
Dessa forma no artigo segundo a lei estabelece uma multa de 100 (cem) a 1000 (mil) UFERMS, para os infratores.
Lei similar foi aprovada no Paraná, porém com restrição de 8 (oito) anos.
De acordo com artigo publicado nos portais ocnet, d-odiario, e o portal G1 a pesca e comercialização do dourado estará suspensa no estado do Paraná até 2026.
A governadora Cida Borghetti, sancionou a lei no dia 20 de dezembro de 2018. Portanto, assim como o estado do MS o Paraná regulamenta a pesca de dourado e busca o repovoamento dos rios do estado.
Leia também: